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Pense em uma pessoa incrível próxima a você.
Esqueça os Digital Influencers com suas vidas perfeitas e disciplinadas, pense nas 10 pessoas que você mais convive, com certeza dentre elas algumas se destacam por serem extraordinárias em algo.
Aliás, é muito provável que a pessoa que lhe veio à mente foi porque já a viu em ação ou porque ouviu testemunhos.
E como ela se tornou esse bichão todo? Foi depois de concluir uma faculdade, imersão, um curso ou workshop?
Não, pois estas são apenas algumas ferramentas, e foi o hábito de utilizá-las que as tornaram excelentes no que são.
E existem alguns hábitos que vemos as pessoas que mais admiramos no Comércio Exterior praticarem, ainda que nem todos com o mesmo rigor daqueles que mais nos inspiraram.
Naturalmente, o conceito de sucesso é pessoal, mas acreditamos que esses 5 hábitos abaixo lhe ajudarão, independentemente do que almeja na sua vida profissional.
Por mais que a tecnologia auxilie para tornar o Comércio Exterior menos manual, ele ainda representa um trabalho repetitivo.
E não há motivo para ver isso com maus olhos, uma vez que através dessa repetição é que aprendemos com profundidade e somos capazes de dominar as variáveis, realizar com celeridade e, o mais importante, minimizar erros.
Contudo, o desenvolvimento dessas qualidades pela repetição tem um limite, por isso é importante o hábito de contestar o padrão.
Ou seja, questionar o porquê das coisas para enfrentar os gargalos, por exemplo:
Seja em sistemas, processos ou na legislação, sempre existe algo para melhorar, afinal, quaisquer 5 segundos economizados em uma tarefa repetitiva são bem-vindos no Comércio Exterior.
Ademais, quem você acha que é mais precioso? O conferente de B/L (Bill of Lading) mais rápido ou aquele que descobriu como realizar uma tarefa em menos tempo e então compartilhou a solução com todos?
Falamos sobre aprender, mas a era de excesso de informação em que vivemos exige que sejamos mais específicos.
Que sejam aquelas 10 páginas por dia de um bom livro, um podcast longo (tipo o Invoice Cast ?) por semana, um documentário por quinzena e um curso a cada seis meses.
E é evidente que o conteúdo não deve se limitar apenas a Comércio Exterior. Tampouco significa que todo conteúdo extenso é bom e vice-versa, trata-se de refletir onde e o que você passa mais tempo consumindo.
Porque são esses conteúdos que vão te tornar interessante.
A proposta é falar menos de pessoas e mais sobre conhecimento, tratar sobre ideias, perspectivas, histórias etc.
Poder conversar sobre tais tipos de conteúdo é que nos faz valorizar uma amizade ou um colega e prezar para mantê-lo por perto.
E aproveitando o tema, se não sabe como inserir um novo hábito em sua rotina, nossa sugestão é começar lendo o final do livro “O Poder do Hábito“. Sim, o final.
Se for para escolher um hábito para começar, que seja esse, pois será muito difícil desenvolver outros hábitos sem saúde.
Mesmo que trabalhe em uma empresa que preze pelo seu bem-estar, o Comércio Exterior vai prejudicar a sua saúde.
Quem atua na área sabe, se não foi com você, já deve ter testemunhado colegas ficarem doentes, chorarem, externarem sentimentos de maneira explosiva e coisa pior…
Cuidar da saúde é um ato preventivo, que custa muito menos tempo e dinheiro do quando deixa chegar ao ponto de precisar de um médico ou hospital.
Praticar esportes regularmente, não descontar o ranço na comida e bebida (o que pode ser difícil), fazer check-ups regularmente e consultar o médico quando surgirem sintomas.
Esses dois últimos são aconselháveis principalmente para os homens.
No quesito saúde mental, mantenha a família e amigos por perto, pratique seus hobbies e procure terapia.
Esse último também colabora na manutenção da saúde, assim como é uma excelente forma de desenvolver a Inteligência Emocional.
Sabemos que as operações de Comércio Exterior dependem de diversas pessoas e empresas para que ocorram fluidamente.
Mesmo dentro do foco que você escolheu nessa área, jamais verá de tudo.
Nesses momentos é importante pedir ajuda, porque no Comércio Exterior “achar” que sabe resolver é arriscado demais… caro demais.
E pedir ajuda é um ato de humildade: fácil de realizar quando pedimos para quem é próximo, como amigos, colegas e superiores, contudo, complicado quando temos que recorrer a pessoas que só conhecemos por e-mail e telefone ou já tivemos algum atrito.
Este é um hábito a desenvolver assim como dizer “desculpa”, “obrigado” e “com licença”: não cai a língua e abre portas.
Lembre-se de ser grato ajudando aos outros, tanto a quem já lhe ajudou, como quem ainda está desenvolvendo o mesmo hábito.
Inclusive, este comportamento colabora para que você exercite o hábito a seguir, também essencial para se tornar um profissional de sucesso.
Independentemente de qual área do Comércio Exterior atue, podemos afirmar duas verdades com tranquilidade:
A primeira verdade é o que você precisa para ter assunto, a segunda é para ao menos saber com quem conversar, afinal, o desenvolvimento de networking começa estreitando laços com conhecidos.
As oportunidades são cotidianas, seja em um almoço, happy hour, em cursos, aulas ou feiras e eventos mais focados na área.
Sem esquecer, é claro, de redes sociais como o LinkedIn: não despreze o potencial dessa rede para fazer networking!
Não à toa preferimos sugerir quais hábitos a lhe dizer como desenvolvê-los, pois isso é pessoal demais para tentar ensinar em um texto.
Ainda mais que é preciso ser sincero consigo mesmo para dizer se algo no momento é possível ou não.
Com certeza para pais e mães, por exemplo, o tempo para networking é mais escasso e, para desenvolver o hábito de acessar o LinkedIn, pode ser que seja necessário remover as outras redes sociais de sua tela inicial e desativar as notificações.
Por isso reiteramos a sugestão de leitura do final do livro “O Poder do Hábito”.
Quais outros hábitos recomenda? Quais são seus conselhos para conseguir desenvolvê-los? Quem próximo de você lhe inspira ou inspirou a começar novos hábitos? Compartilhe este texto com essa pessoa e marque-a nos comentários, com certeza ela ficará feliz em saber. Afinal, elogiar é outro bom hábito a se desenvolver. ?
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"O sentimento de gratidão é o que mais prevalece. Trabalhar na Next é saber que somos tratados de forma especial.
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“Você chega na Next e é um negócio diferente de tudo que você já viu. O dinamismo faz a Next ser única, ela se preocupa de verdade comigo e com a minha empresa.”
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